quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A primeira doença

     Atualmente, médicos e especialistas têm conhecimento acerca de inúmeras doenças, de todas elas a mais antiga é a hanseníase. Os primeiros registros dessa doença datam de 1350 a.C... Apesar de ser muito antiga, o tratamento eficaz da doença só foi descoberto no começo dos anos 80, com o desenvolvimento da poliquimioterapia.
     A hanseníase é provocada pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida como Hansen, ela agride principalmente os nervos e a pele, podendo, em estágios mais graves, resultar em deformações. A lepra, como era conhecida, consome, resseca, agride e penetra na pele, deforma nervos, músculos e ossos.
    No início ela provoca uma dor quase insuportável que logo passa e é distribuída pela perda de sensibilidade e dos movimentos. O nome foi alterado por causa do preconceito com o qual os portadores da doença eram tratados, no Brasil a lepra passou a ser conhecida como hanseníase.
    Em números absolutos de hanseníase, o Brasil é o segundo país no ranking, perdendo somente para a Índia.


            Brenda Salvadori Beleboni

Crescimento desenfreado da população humana

      O crescimento da população humana que vemos agora é completamente insustentável. A disponibilização de alimentos baratos e de combustíveis fósseis ao longo do século passado contribuiu para uma explosão demográfica sem precedentes que está agora chegando ao fim.


                   Brenda Salvadori Beleboni

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Os ecossistemas terrestres Brasileiros


      Como todos os ecossistemas, os ecossistemas terrestres são formados pela comunidade ecológica e pelo ambiente físico. E, como em toda comunidae, há os produtores, consumidores e decompositores, seres vivos que se inter-relacionam e interagem com o ambiente.
      O que diferencia um ecossistema do outro são as condições do ambiente e as populações ecológicas diferentes que compõem a comunidade.
      Os principais tipos de ecossistemas terrestres do Brasil são: as matas, as florestas, e os campos.

                             A floresta Amazônica
      A floresta Amazônica é uma floresta tropical úmida e tem 5,5 milhões de km², dos quais 60% estão no território Brasileiro, nos estados da região Norte. Ela se estende aos territórios das duas Guianas, Suriname, venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, e a área total a chamada de Amazônia. Nessa área vive mais de um terço das espécies conhecidas na terra.
     As principais características das condições ambientais da floresta Amazônica são: a presença do rio Amazônas; o clima equatorial, de calor intenso e úmido, com temperaturas médias acima de 25°C; a grande quantidade de chuvas ao longo do ano; e o solo raso e pobre. O rio Amazônas, ecossistema aquático, interage com dois ecossistemas: a floresta Amazônica e o Oceano Atlântico.
     Cerca de 2.500 espécies de árvores, com suas grandes copas, proporcionam um aspecto exuberante a esse ecossistema tropical. Além das árvores de grande porte, há uma diversidade de produtos constituídos por árvores de menor porte, arbustos, plantas herbáceas, trepadeiras, plantas rasteiras.
     A diversidade de espécies da fauna, que constituem os consumidores e decompositores, é muito grande nesse ecossistema. Oos insetos, por exemplo, estão presentes em todos os locais da floresta. Há também répteis, anfíbios e mamíferos que exploram os diversos estratos da floresta desde os locais mais altos, como as copas das árvores, até os locais mais baixos, como o solo.
    A grande diversidade de produtores, consumidores e decompositores produz uma teia alimentar complexa com muitas ligações.
                               
           Algum seres da floresta Amazônica


Sagui
Seringueira
Besouro da família Chrysomelidae

 








fruto do guaranazeiro
Acará disco
Filhote de anta
                                                                        
              
Sapo Amazônico
Papagaio
                         








                                Débora Aline Bueno