quinta-feira, 4 de abril de 2013

Os grandes benefícios da música para a saúde


Muitos de vocês certamente já experimentaram os efeitos positivos de ouvir uma música que gostam, seja enquanto trabalham, fazem exercícios ou estão tentando relaxar. Fica, porém, uma pergunta: o que a ciência tem a dizer sobre esses efeitos?
        O cérebro prefere música clássica
Para descobrir, uma dupla de pesquisadores revisou 155 estudos sobre a influência da música na neuroquímica humana. “Nós encontramos evidências convincentes de que intervenções musicais podem ter um papel na saúde”, destaca o professor Daniel J. Levitin, do departamento de psicologia da Universidade de McGill (Canadá). “Mais importante ainda, documentamos os mecanismos neuroquímicos pelos quais a música tem um efeito em quatro domínios: temperamento, estresse, imunidade e interações sociais”.
      Como usar a música para aumentar a capacidade mental
Certas músicas podem, segundo os autores, elevar a produção de imunoglobulina A (um anticorpo essencial) e de células brancas que atacam invasores como bactérias e germes. Além disso, ouvir ou tocar música pode reduzir os níveis de cortisol (conhecido como hormônio do estresse) e elevar os de oxitocina (ligado ao bem-estar) no corpo, melhorando o humor da pessoa e facilitando interações sociais – o próprio hábito de se reunir com amigos para ouvir música também poderia ser levado em consideração nesse ponto.
Muitos de vocês certamente já experimentaram os efeitos positivos de ouvir uma música que gostam, seja enquanto trabalham, fazem exercícios ou estão tentando relaxar. Fica, porém, uma pergunta: o que a ciência tem a dizer sobre esses efeitos? 

Gabriela Demari Cipriani
8ª série 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

O preconceito cega

preconceito de uma raça contra outra tem resultado em atrocidades. Para combater a doença do preconceito racial, sociedades modernas elaboraram e aprovaram legislações para garantir que as pessoas se "tratariam" com respeito e dignidade, permitindo a todos o direito inalienável da vida e liberdade. Embora a ação do homem possa ser legislada, os seus corações e temores não podem. Assim, a sociedade continua a sofrer da doença. 




Brenda Salvadori Beleboni, 8° série.

QUAL SERÁ O NOSSO FUTURO NO PLANETA?


Qual será o nosso futuro, vendo que tudo está mudando no planeta? O clima já não é mais o mesmo, o sol está mais agressivo e quente, não existe mais dias com temperatura regular, uns dias chovem demais, outros são muito frios ou demasiadamente quentes e abafados.  O que realmente está acontecendo, que as autoridades, os especialistas e a população nada podem fazer. 
Existe sim um grande descontrole urbano, existe falta de planejamento por parte dos governos e também um grande desrespeito com a natureza, com o planeta por todos nós seres humanos.  O que virá nos próximos anos? Qual será o nosso futuro? Teremos condições de suportar essas alterações? Seremos capazes de nos adaptar com uma nova vida neste planeta que vem se modificando climaticamente e geograficamente a cada dia?
Todos precisam saber que a situação é de mudança, o planeta está em fase de mudanças, e não sabemos que rumos o planeta nos mostrará.  Esta é a grande pergunta: Qual será o nosso futuro no Planeta?
A natureza é imprevisível, surpreende-nos sem dar chance de se pensar e certamente somente saberemos quando tudo acontecer…..

Brenda Salvadori Beleboni, 8° série.