terça-feira, 18 de setembro de 2012

Animais resgatados de cativeiro

Integrantes do 2º Grupo de Polícia Ambiental da BM, de Santiago, apreenderam 12 capivaras, três pacas e duas cutias mantidas em cativeiro numa casa em São Vicente do Sul. Houve apreensão ainda de carne de capivara, de marreco e de paca, além de armas, redes de pesca e munição. O dono da moradia foi levado à DP de Santiago e liberado mediante fiança. Ele deve responder por crime ambiental e posse irregular de armas. Os animais irão para o Criadouro São Braz.
Thais Zilio
6ª série

Sairá nova lista de ameaçados

Uma década após ter anunciado que 261 espécies enfrentavam ameaça de extinção, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) prevê que em 2013 nova lista, atualizada, será divulgada. Em 2002, animais como lobo-guará, onça-pintada, urubu-rei e a anta poderiam desaparecer, mas a situação pode ter mudado.
140 pesquisadores participam de um encontro na Ufrgs para conhecer o sistema de banco de dados desenvolvido pela Fundação Zoobotânica (FZB) e pela Companhia de Processamento de Dados do Estado, com recursos da Sema, visando promover a reavaliação da lista.
O biólogo Glayson Bencke, coordenador da comissão técnica, disse que há novos critérios, mas a tendência é de um número maior. Segundo ele, entre os motivos estão a perda de mata nativa, destruindo o hábitat, a caça desenfreada e a mudança no clima. Haverá prazo de 90 dias para aplicação dos formulários entre pesquisadores. Em dezembro, outro workshop validará a lista, com a disponibilização para consulta pública.

EM PERIGO

* Araçari-Castanho


* Macuco


* Urubu-Rei


* Gavião-de-Cabeça-Cinza


* Anta

* Veado-Campeiro


* Lobo-Guará


* Onça-Pintada

* Bracanjuva


*Peixe-Anual



Thais Zilio
6ª série





terça-feira, 11 de setembro de 2012

SABIA?

...que na Antárctida não existe mofo, nem latas enferrujam e nem alimentos apodrecem?
...que a parte visíveldos ice-bergs sobre as águas representam em média apenas 10% do seu total? 90% estão sob as águas.
...que o chamado de baixa frequencia feito pela baleia jubarte, é o som mais barulhento produzido por um ser vivo?
...que seria necessária uma hora inteira para que um objeto pesado afundasse 10,9 km, no local mais profundo de todos oceanos?
...que a cada hora, o universo se expande 1,6 bilhões de quilômetros? (um bilhão de quilômetros em cada direção).
...que um adulto elimina 3 litros de água por dia , por meio da urina, suor e da respiração?
...que, em média, os americanos consomem 72.800 metros quadrados de pizza por dia? (uma área de 270m x 270m).
...que a pulga salta 350 vezes a sua altura, o que equivale a uma pessoa dar um pulo de uma altura igual á largura de um campo de futebol?


Liandra Bortolini
8ª série