quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cientistas têm nova teoria par explicar origem de estrelas

    
    Dados obtidos no observátorio da agência espacial Europeia levam cientistas a acreditar que a colisão entre galáxias não é necessária para causar o nascimento de estrelas, conforme se pensava antes. Foi observado mais de mil galáxias a diferentes distâncias da terra. O telescópio tem a capacidade de detectar luz infravermelha.
    Isso lhe permite registrar o nascimento de estrelas de maneira nunca antes alcançada.
    Cientistas já sabiam que a fase com a maior formação de estrelas no universo foi há cerca de 10 bilhões de anos. À época, se formavam cerca de 100 vezes mais estrelas do que hoje. Mas acreditava-se que era a colisão entre galáxias que gerava o nascimento de novos astros. Agora, percebe-se que estrelas muito antigas se formam de forma diferente.
     As análises mostram que o nascimento de strelas depende da quantidade de gases que elas possuem mais do que o fato de ocorrerem colisões. Os gases são a matéria prima dos astros e cientistas concluíram, simplesmente, que quanto mais gás uma estrela possui, mais estrelas ela é capaz de gerar. Apenas nas galáxias com pouco gás disponível, as colisões são necessárias.


                     Caroline Zilio