sábado, 28 de maio de 2011

Bactérias presentes no intestino

Ganhar peso não depende apenas do equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta com atividades físicas ou da herança genética.

Essa equação pode contemplar pelo menos mais três variáveis, como o tipo de bactéria que a pessoa tem em sua flora intestinal, o grau de exposição a substâncias tóxicas e a quantidade de cálcio que ela ingere, de acordo com pesquisadores brasileiros que se reuniram nesta quinta-feira (26) para debater o assunto.

O tema foi discutido no simpósio "Causas não clássicas da Obesidade", durante o 15º Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica, em São Paulo.
Um dos palestrantes, o endocrinologista Mário José Abdalla Saad, professor de clínica médica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), diz que começou a pesquisar sobre o papel da flora bacteriana intestinal na obesidade há quatro anos e sua primeira pesquisa sobre o assunto foi publicada em 2006 pela revista científica Nature.

- O número de bactérias que habita nosso intestino é dez vezes maior do que o número de células do nosso próprio organismo. Por isso, achar que elas não têm nenhum papel relevante em doenças é um pouco de inocência.
Segundo ele, bactérias presentes no intestino do obeso são diferentes das observadas no intestino de um indivíduo magro, tanto em ratos quanto em seres humanos.

Agora, os cientistas investigam como essas bactérias interferem na gordura corporal. Uma das possibilidades é a de que alguns tipos de bactérias, mais frequentes no trato intestinal dos gordinhos, extraiam a energia dos alimentos e a repassem para o organismo do indivíduo, induzindo ao ganho de peso. Enquanto isso, outras bactérias, mais comuns no intestino dos magros, extraem e consomem essa energia, o que favorece a manutenção de um corpo esbelto.

O objetivo das pesquisas é criar um tratamento para a obesidade com base no mecanismo de atuação das bactérias intestinais.
- Só é preciso tomar cuidado para não aparecerem "milagreiros" oferecendo tratamentos com antibióticos ou probióticos que prometam o fim da obesidade.
Saad explica ainda que a "eficiência" das bactérias varia de pessoa para pessoa e que, hoje, os estudos ainda estão sequenciando o DNA desses micro-organismos para entender melhor o processo.

Mariana Misturini

Ministério Público Federal investiga substâncias cancerígenas em esmaltes

O Ministério Público Federal em Belo Horizonte informou nesta terça-feira (24) que instaurou inquérito civil público para investigar denúncia sobre a presença de substâncias cancerígenas em esmaltes de cor branca comercializados no Brasil.

De acordo com o MPF, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor ProTeste informou que os esmaltes contêm em sua fórmula as "substâncias Toluene e Furfural, bem como dibutyl phtalat e 2-Nitroluene, em níveis acima dos limites de tolerância admitidos na Comunidade Europeia".

A Procuradoria da República em Minas Gerais afirma que o dibutyl phtalat já foi banido de cosméticos, inclusive esmaltes, em toda a Europa e as "outras substâncias são comprovadamente cancerígenas".

A ProTeste alegou na denúncia que não foram estipulados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) limites para uso do Toluene e Furfural. Afirmou ainda que a agência sequer menciona as demais substâncias na resolução 79/2000 - que lista os ingredientes proibidos e os que devem ter suas quantidades limitadas em cosméticos.

- Se há fabricantes no Brasil que utilizam tais substâncias na composição de seus cosméticos, deveria haver regulamentação específica pela Anvisa para estabelecer limites máximos de tolerância ou até bani-los do comércio e impedir sua fabricação, destacou o procurador Fernando de Almeida Martins, em nota distribuída pelo MPF.

O procurador requisitou informações à Anvisa, questionando se o órgão tem conhecimento dos fatos apontados pela pesquisa e quais providências teria tomado para proteger os consumidores. Empresas que produzem esmaltes com as substâncias citadas foram notificadas para prestar informações num prazo de 15 dias.

Alice Plizzari

Relatório sobre minha viagem a Turquia

    Eu gostei muito de viajar à Turquia, pois lá é um país de primeiro mundo. Nos jogos chamados de “world children games” tinha 92 países, aproximadamente 2850 atletas e 32 modalidades diferentes de jogos. O Brasil representado por dois esportes Kung fu chamado na Turquia de “Wushu” e bocha chamado na Turquia de “Bocce”. No Wushu conseguiram duas pratas e um bronze e na bocha uma prata, um quarto lugar no geral e um quinto lugar nas duplas.
    A estrutura que tinha lá eu acho que nunca vai ter no Brasil porque tinha mais ou menos 6 estádios de futebol, um ao lado do outro. Mais ou menos 6 canchas de volo, duas canchas de raffa e umas 10 canchas de petanque. Tinha países que eu nem achava que existia, como Laos e Cambódia. O hotel onde nós ficamos era cinco estrelas, tinha quatro camas, uma TV de 36 polegadas, um banheiro com banheira, sala de jogos, sauna que nós ficamos 10 minutos porque estava 83ºC e tinha cheiro insuportável de chá. Tinha piscina quente e um tipo de parque que era fora do hotel onde tinha piscina com toboágua.
    Disputando a modalidade da bocha tinha 32 países. Laos ganhou o petanque, no raffa simples ganhou a Itália e na dupla, a Turquia. No volo ganhou a Itália e no tiro progressivo também a Itália.

Ricardo Cagliari

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Justin x Drogas

    Justin Bieber não gostou nada de saber que no Canadá surgiu um novo tipo de droga, e as pessoas de lá estão chamando essa nova droga de Justin Bieber, o cantor já afirmou que contratou um advogado e que vai processar, só que fica a dúvida, processar quem?


     Milaine Borges

Fofoca

   O diretor do FMI está preso por denúncia de estupro, por uma camareira do hotel onde ele estava hospedado. A vítima é uma mulher de origem africana, ela tem 32 anos e diz que sofreu abuso em um banheiro do quarto do hotel quando estava indo arrumá-lo ( quarto ). Além de ser vítima de estupro ela diz que sofreu agressão física, pois foi arrastada, até o banheiro.

Milaine Borges

O que é lixo espacial?

     Lixo espacial é o nome dado aos objetos criados na terra e lançados a órbita depois de desempenharem suas funções permanecem em volta do planeta inutilmente.
    O lixo espacial possui desde luvas e ferramentas até pedaços de satélite, naves, foguetes e outros.
    Os objetos que estão inutilmente em órbita são bastante perigosos tanto onde estão, por colocarem em risco a vida de astronautas, quanto para os satélites de comunicação que estão em órbita e para a vida no planeta, pois podem a qualquer momento entrar na atmosfera e atingir algo ou alguém. Esses objetos são projetados para serem destruídos ao tentar adentrar na atmosfera, alguns objetos conseguem passar pela atmosfera e atingir áreas habitadas comprometendo a área e a saúde das pessoas.


 Caroline Zilio

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Armas na escola

   Em Bento Gonçalves numa escola encontraram 3 alunos da 6ª série armados. Quando a diretora soube, eles enrolaram as armas em lenços e jogaram pela janela para ninguém desconfiar de nada, mas eles foram descobertos.
   Esses alunos foram encaminhados à delegacia e depois ao conselho tutelar.

Gabriela D. Cipriani

Monte um prato saudável

   Para se alimentar bem é presciso saber escolher os alimentos apropriados.Veja abaixo como montar um prato saudável.
   - Hortaliças: verduras de folha como, alface, rúcula, brócolis, tomate, cenoura, chuchu e acelga.
   - Cereais: arroz integral, massa ou batata.
   - Leguminosas: feijão, grão de bico, lentilha, soja e ervilha.
   - Carne: ave, peixe, carne vermelha e outras.
   - Fruta: maça,banana, pêra, abacaxi, caqui e outras.

Gabriel Brambilla

Você sabia?

    Você sabia que o movimento de rotação é interferido diretamente pela lua? E translação é o movimento de órbita da Terra em volta do Sol?

Lucas Foppa Danielli

segunda-feira, 23 de maio de 2011

As pessoas distraídas têm mais massa cinzenta no cérebro.

As pessoas que se distraem até com uma mosca e mal conseguem cuidar de uma tartaruga agora já tem a quem culpar: um grupo de neurônios do lóbulo parietal superior. Segundo um estudo publicado pela revista Journal of Neuroscience, os resultados revelam que as pessoas mais distraídas costumam ter um maior volume de massa cinzenta nessa região cerebral, algo aparentemente contraditório, já que em teoria ter mais neurônios deveria ajudar a manter a concentração.

- "Na era da overdose de informação, a atenção é todo um desafio", assegura Ryota Kanai, pesquisador da University College de Londres e coautor do estudo.

Algumas pessoas são especialmente susceptíveis a distrair-se olhando o e-mail, seu Time Line do Twitter ou seu mural do Facebook e para averiguar se há alguma base anatômica para a distração, Kanai estudou o cérebro de 145 pessoas que tinham preenchido previamente um questionário para calcular sua tendência à distração na vida cotidiana -ter lapsos mentais, esquecer-se do que foi comprar quando chegam ao supermercado ou onde estacionaram o carro, etc.-.

Os resultados demonstraram que haviam certas diferenças cerebrais que estavam relacionadas com a capacidade de manter a atenção. Concretamente, quanto maior era o número de neurônios no lóbulo parietal superior do hemisfério esquerdo de um voluntário, maior era sua tendência à distração.

A hipótese levantada por Kanai e seus colegas é que à medida que o cérebro amadurece, alguns neurônios e conexões nervosas são destruídos, e esse processo ajuda no controle da atenção. De acordo com esta ideia, as pessoas com mais matéria cinza no córtex cerebral seriam também um pouco mais "infantis" e, em consequência, também um tanto distraídas.

Alice Plizzari

Qual o Peso Da Luz?

O assunto é controverso, afinal luz não é algo material que você possa pegar um punhado e botar na balança. Mas, em artigo recente, a astrofísica americana Laura Whitlock, da Nasa, disse que um fóton (uma partícula de luz) deve pesar algo em torno de 4 x 10-48 grama, ou seja, 0,000000000000000000000000000000000000000000000004 grama. Mas isso está longe de ser a palavra final sobre o tema. "Luz não tem peso", diz o físico Ernesto Kemp, do Instituto de Física da Unicamp. O artigo da astrofísica da Nasa não deixa muito claro como ela chegou ao número apresentado, mas certamente seguiu as mesmas idéias dos cientistas que defendem o tal peso da luz. "Eles pegam a clássica equação de Einstein que diz que a energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado (E = mc2) e misturam com outra que mede a quantidade de energia eletromagnética de um corpo", afirma Ernesto Kemp. Esse malabarismo envolvendo a famosa definição matemática de energia de Einstein pode ser exagerado, mas, de fato, o físico alemão tem tudo a ver com o assunto. Seus estudos sobre as características dos fótons - quando definiu que eles possuem, ao mesmo tempo, aspectos de onda eletromagnética e de partícula - lhe deram o Prêmio Nobel de Física em 1921.
Mariana Misturini

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Alho

     Pesquisadores descobriram que o alho reduz a pressão arterial e protege o coração diminuindo a taxa de colesterol ruim e aumentando o nível de colesterol bom(HDL).
     Pesquisas também indicam que o alho pode ajudar na prevenção de tumores malígnos.
     Quantidade recomendada: Um dente de alho por dia.
 




     Gabriel Brambilla

sábado, 14 de maio de 2011

Violência no trânsito

A maior parte das mortes no trânsito ocorre nas rodovias e não nas vias urbanas. Embora, em número menor, os acidentes nas estradas são muito violentos, provocando mais mortes e ferimentos graves.
Veja algumas estimativas e informações do estudo:

- 42.000 pessoas morrem por ano vítimas de acidente de trânsito no Brasil
- 24.000 pessoas morrem em razão de acidentes nas estradas
- 13.000 morrem no local do acidente e 11.000 são feridos graves que morrem posteriormente
- Ocorrem pelo menos 723 acidentes por dia nas rodovias pavimentadas brasileiras. Média de 30 por hora ou 1 a cada dois minutos.
-65 pessoas morrem por dia em virtude de acidente nas estradas.
-A cada 40 minutos uma pessoa morre num acidente nas rodovias e 411 pessoas ficam feridas por dia em acidentes nas estradas. Destas pelo menos 30 morrem em decorrência dos ferimentos.
-A cada hora 17 pessoas ficam feridas em acidentes nas estradas.
-Caso todas as vítimas de acidentes fossem colocadas deitadas no asfalto, teríamos praticamente uma pessoa por quilômetro de rodovia pavimentada, sendo um ferido a cada 1.100 metros e um morto a cada 7 km.
-Nos acidentes com ônibus rodoviário, pelo menos 2.000 passageiros morrem por ano no local do acidente. O uso do cinto de segurança, provavelmente, evitaria a morte de, pelo menos, metade das vítimas.
 

Os dados acima são preocupantes, todos devem se conscientizar de que para mudar essa triste estatística depende somente de nós, se todos fizerem a sua parte respeitando as normas de trânsito com certeza esses números podem diminuir, por isso cabe a você conscientizar seus amigos e familiares sobre isso, aliviando assim futuros sofrimentos para eles e para você.




CAROLINE ZILIO


Enfim a morte!

Nascido em 1957 Bin Laden , o chefe terrorista do grupo Al Qaeda , comandou diversos ataques como em 1993 explodiu uma bomba ,  em 2000 matou 17 pessoas no Iêmen e o pior de todos em 11 de setembro de 2001, às 8h e 46min da manhã, dois aviões batem nas torres gêmeas.
A torre sul cai, essa foi a primeira, às 10he28min desmorona a torre norte,mais de 2000mortes.
Quase após uma década depois do ataque, no dia 02/05/11 o governo americano anunciou a morte de Osama com um tiro na face , ele foi encontrado numa mansão em Islamabad no Paquistão.
Conforme a tradição do Paquistão o cadáver deve ser sepultado às 24 horas após a morte.Obama achou que ninguém ia querer sepultá-lo em seu país e assim foi jogado no mar.
Os americanos emitiram sinal de alerta global em caso de represálias.
Márcio A.Z.da Rosa

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Os raios e seus perigos

Vocês sabem qual a região do Rio Grande do Sul que há mais queda de raios? É Santo Cristo, várias pessoas de lá já morreram ou perderam animais.Sabia também que os raios são atraídos pelo metal ? Como o caso da morte de um homem de lá , ele estava do lado de fora de sua casa com uma faca na mão e um raio atingiu ele e hoje ele está morto.
Alerta: Quando há quedas de raios, para não sofrer um acidente ou morrer, não tenha na mão o metal,mantenha todos os eletrodomésticoas desligados é não fique perto de tomadas,pois pode levar um choque elétrico.
Gabriela Demari Cipriani.

Os dias sempre tiveram 24 horas?

A resposta é não!
O tempo de duração de um dia como conhecemos(com 24 horas) foi se evidenciando,conforme a órbita da lua foi se afastando da terra.
Segundo algumas pesquisas , os dias na terra ,em sua formação durava cerca de 8 horas e conforme a lua foi se afastando em milhões de anos , a duração do dia terrestre foi aumentando e aumentando.
Alguns cientístas afirmam que a lua se afasta da terra a uma taxa de 2cm por ano.
Lucas Foppa Danielli

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Inércia

Você sabia que quando um corpo é movido é por que uma força agiu sobre ele?

Gabriel Brambilla

sábado, 7 de maio de 2011

Café, exercícios e assoar o nariz são 'gatilhos' de derrames, diz estudo

   Café, exercícios e assoar o nariz são os principais gatilhos de derrames provocados por rompimento de artérias ou vasos sanguíneos, segundo uma pesquisa feita na Holanda. O estudo feito com 250 pacientes identificou oito fatores de risco que estariam ligados a sangramentos desse tipo no cérebro.
  Todos eles provocam um súbito aumento na pressão arterial, que pode provocar ruptura dos vasos sanguíneos, de acordo com pesquisa, publicada na revista especializada britânica "Stroke".
  O sangramento pode acontecer quando um vaso sanguíneo enfraquecido, conhecido como um aneurisma cerebral, estoura. Isso pode resultar em danos cerebrais ou morte.
  O estudo revelou ainda que café foi o responsável por 10,6% dos casos em que o aneurisma rompeu. Exercícios vigorosos e assoar o nariz foram os "gatilhos" de derrames respectivamente em 7,9% e 5,4% dos casos. Fazer sexo e fazer esforço para defecar responderam por 4,3% e 3,6%.
  O estudo só se debruçou sobre elementos que causam a ruptura. A alta pressão sanguínea enfraquece os vasos sanguíneos e isso pode ser provocado por se estar acima do peso, pelo fumo e por falta de exercícios físicos.
   "É preciso realizar diversos outros estudos para aferir se cada um desses fatores identificados pode fazer com que um aneurisma se rompa", comentou Ahmed.

Mariana Misturini

Morte de Osama bin Laden

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2) a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que mataram cerca de 3.000 pessoas.
   De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista - que tinha entre 53 e 54 anos- durante a semana passada.
   A operação, sigilosa, foi executada na noite de domingo (madrugada de segunda no horário afegão) por um comando especializado da Marinha dos EUA. Um pequeno grupo de soldados conseguiu matar Bin   Laden em uma fortaleza na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital paquistanesa.
   Houve troca de tiros durante a ação, mas segundo Obama, nenhum militar americano ficou ferido na operação e cuidados foram tomados para que nenhum civil fosse ferido.
   Quatro helicópteros teriam sido usados na operação. A mansão fortificada ficou em chamas após o atentado.
   Um oficial de Segurança Nacional disse à agência Reuters que a missão da equipe era matar, e não capturar Bin Laden.
   Fontes do governo confirmaram que o corpo foi sepultado no mar, conforme o que seria o costume islâmico.
"Foi feita justiça", disse Obama.

Alice Plizzari

Sabia disso?

O x-15 é um avião foguete de reconhecimento estratégico fabricado pela empresa North American Aviation, no início da década de 1960,que quebrou vários recordes de velocidade, e altitude, chegando a fazer três voos a mais de 100km acima do nível do mar, considerados voos espaciais.
O x-15 foi o mais rápido avião construído: passava dos 7.000km/h (velocidade máxima alcançada: 7,274km/h mach 6.81), porém ele é considerado veículo espacial, o que faz com que o título de mais rápido do mundo fique com o Sr-71 blackbird.
Túlio César Bortolini

terça-feira, 3 de maio de 2011

O panda.

O panda, originário da China, corre grande risco de extinção. Tanto as mudanças climáticas quanto mudanças no seu habitat são grandes ameaças. Ele é vegetariano, se alimenta basicamente de bambús, tem dificuldade de enxergar, não se reproduz em cativeiro e não suporta o calor forte. Várias organizações internacionais têm se esforçado para salvar este que é um dos mais meigos entre os animais de grande porte.

Luis Carlos Zílio

William e Kate.

Em 2007 Kate e William haviam se separado, decisão partiu de William, 2 meses depois estavam novamente juntos. Agora, 2011 dia 29 de abril casam-se oficialmente. Kate é considerada pelos internautas uma das mulheres mais belas da realeza. Os artesões tinham que lavar as mãos a cada 30 minutos e trocar as agulhas a cada 3:00 horas, para deixar o vestido impecável, ordem e condição de Kate. Kate além de ser ou passar a ser princesa é agora também duquesa. Kate acha que o uniforme do casamento que o noivo e príncipe William usou em sua formatura e agora em seu casamento, muito bonito e sexy. Príncipe William e recém princesa Kate casam-se em crise econômica na Inglaterra.
Milaine Borges

Tucanos circulam em áreas urbanas.

 Os biólogos destacam que as áreas de mata nativa próximas às cidades abrigam muitos pássaros. Segundo ela, os tucanos encontram sementes e fazem seus ninhos no alto das árvores, permitindo que eles se protejam e procriem.

Thais Zilio

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Estrelas

 As estrelas são corpos celestes que compõem a galáxia, apresentando diferentes massas, tamanhos e temperaturas. Elas são objetos de muita curiosidade do ser humano, que tenta realizar a identificação e contagem, além de nomear algumas constelações. Durante milhares de anos pesquisadores têm realizado estudos sobre as características dos corpos celestes, e uma das questões elucidadas é o motivo pelo qual as estrelas piscam.
A luminosidade das estrelas é consequência das várias reações termonucleares desencadeadas no interior das estrelas, tornando seu centro quente e denso. Esse processo, causado pela força da gravidade, é responsável por grande liberação de energia, fazendo com que a estrela seja vista como um ponto luminoso, muitas vezes com um brilho que parece estar piscando.
Mas, afinal, as estrelas piscam? A reposta é não. A impressão que temos de que as estrelas piscam é causada pela grande distância que as radiações estrelares percorrem até o ponto do observador (quanto mais distante, menor será o brilho), além das distorções ópticas provocadas pela turbulência terrestre.
Portanto, esses fatores citados acima são os principais responsáveis pela interferência na captação  de energia emitida por uma estrela, passando a falsa sensação de que elas estão piscando.

                                                          
                                                           CAROLINE ZILIO