sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pinguins

Em dois meses, 14 pinguins apareceram nas praias do ES

Dois já morreram e 12 estão sob observação.
Animais chegam ao litoral em busca de comida. 

Pinguins chegam mais cedo ao ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Quatorze pinguins chegaram ao litoral do Espírito Santo do dia 18 de junho até esta quinta, 28 de julho. Somente nesta semana, três animais chegaram às praias capixabas, dois em Regência, em Linhares, no Norte do estado, e um em Jacaraípe, no município da Serra, na Grande Vitória. Destes, dois já morreram e doze estão sob observação do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram).
Eles chegam ao estado em busca de comida.
Fracos e desnutridos, os animais vêm da região da Patagônia, em busca de peixes, e encalham nas praias. A bióloga Renata Bhering, diretora executiva do Ipram, destaca que os pinguins precisam de cuidados específicos para sobreviver. "Eles precisam ser aquecidos para se manter vivos. É bom colocá-los em caixas de papelão, envolvê-los com jornais e mantê-los em ambientes quentes", disse.
Após serem cuidados, os animais são soltos e colocados de volta ao mar. Uma anilha fica presa à asa para registrar de onde ele vem e, caso haja novo encalhe, é possível identificar os animais.
No sul do estado, nas praias de Guarapari, Marataízes e Anchieta também foram registrados encalhes de pinguins neste ano de 2011. De acordo com o Ipram, em duas semanas alguns pinguins serão soltos.
Plantão

O Ipran disponibiliza um telefone para plantão 24 horas. Quem encontrar um pinguim, ou qualquer outro animal marinho encalhado, deve ligar para (27) 9865-6975. O instituto também conta com doações de alimentos e medicamentos para os animais. Os pinguins comem sardinha inteira, com cabeça e vísceras, fresca ou congelada.
                             Gabriel brambilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário