quinta-feira, 28 de julho de 2011

Macaco prego

Macaco-prego
Macaco-prego no Parque Estadual do Tietê
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem:Primates
Subordem:Haplorrhini
Infraordem:Simiiformes
Família:Cebidae
Subfamília:Cebinae
Género:Cebus
Espécie:C. apella



Nome binomial
Cebus apella
( Linnaeus, 1758)

O termo macaco-prego é, atualmente, a designação genérica da antiga espécie de macacos Cebus apella. Suas várias subespécies são, hoje, consideradas espécies distintas.
 Localização
Os macacos-prego vivem nas Américas (cerca de sessenta por cento deles vivem no Brasil).

Alimentação


Macaco-prego em Manduri, em São Paulo, no Brasil
Alimentam-se de frutos, nozes, sementes, flores, insetos, ovos e pequenos vertebrados. Podem viver em bandos de até cinquenta indivíduos. Os macacos-prego são considerados os primatas mais inteligentes das Américas. É o único primata neotropical que, frequentemente, utiliza ferramentas em ambiente natural. As ferramentas mais comuns são pedras utilizadas para quebra de frutos encapsulados (cocos). Também utilizam varetas para capturar larvas de insetos e mel de ocos de árvores e pedras para cavar o solo em busca de raízes comestíveis.

Predadores

Existem relatos de que são capturados por tipo de gavião chamado gavião-pega-macaco ou uiraçu-falso (Morphnus guianensis). Outros tipos de predadores são: cobras da família da jiboia, águias como a harpia e alguns felinos de porte maior que ele.

 Reprodução


Mãe e filhote
Ocorre uma vez ao ano, com uma única cria (gêmeos são raros), cujo período de gestação é de cerca de seis meses. Os adultos pesam entre 1,1 kg e 3,3 kg, enquanto que os filhotes têm peso de cerca de 260 gramas.

Especiação

O macaco-prego faz parte da família dos cebídeos. Tem hábito diurno e arborícola e é encontrado desde a Venezuela até o Rio Grande do Sul. As espécies possuem uma grande variação na coloração da pelagem, variando de amarelo-claro até marrom-escuro. O alto da cabeça, as pernas e a cauda são sempre numa tonalidade mais escura. A cauda é preênsil.

 Espécies (antigas subespécies de C. apella)

                                           Gabriel Brambilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário